07/08/2019 - 18:00

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, em parceria com o Comitê Nacional para refugiados (Conare), realizaram nesta quarta-feira(07) em Santarém, um Workshop para divulgar as estatisticas atualizadas sobre a situação de refugiados no Brasil.

A agencia da ONU para refugiados está presente no Estado do Pará desde de abril, a ideia é estreitar os laços, especialmente com Santarém, que recebe um fluxo cada vez maior de venezuelanos.

“Esse momento é para estreitar a comunicação e a parceria, tanto com a Secretária Regional de Governo quanto com as outras instituições, Polícia Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público. No Brasil são aproximadamente 11.500 refugiados, esses dados ficam disponiveis no site do Ministério da Justiça, onde todos podem acompanhar” Explicou Gabriela Oliveira - Coordenadora de Políticas de refugio.

O Evento foi realizado no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, e também teve como objetivo treinar a rede de proteção envolvida, assim como os aspectos técnicos e administrativos do processo de solicitação de reconhecimento da condição de refugiado.

“Isso só fortalece essa politica importante do país, sobretudo, no trato da pessoa, de reconhecer e o Brasil, por ser um país democrático que respeita sobretudo a vida, para nós é uma honra poder fazer esse trabalho. Com esses laços estreitados, com certeza quem ganha é a sociedade. Aproveito mais uma vez para parabenizar a todos que estão a frente deste trabalho a nível federal, estadual e municipal e também das instituições não governamentais, como também os governos do Estado e dos municípios.” Afirmou o Secretário Regional do Oeste, Henderson Pinto.

Na ocasião, aproveitaram para destacar a plataforma interativa “SISCONARE” sistema pelo qual o procedimento de recebimento e análise dos pedidos de reconhecimento da condição de refugiado é realizado.

“Com essa plataforma, o processo de documentação das pessoas que estão pedindo refúgio será facilitado porque agora a pessoa que pede em Roraima, se ela precisa, por exemplo, renovar essa documentação aqui no Pará, seja em Belém, Santarém ou outra localidade, precisa conversar com o pessoal lá de Roraima para poder disponibilizar o processo para a gente conseguir renovar aqui. A gente colocando isso nessa plataforma online, a pessoa às vezes, se ela perdeu o documento, não tem problema nenhum, ela vai na polícia federal, a polícia federal consegue pesquisar pelo nome dela, realizar essa renovação sem ter mais burocracias – Afirmou Hellem Carvalho da ACNUR