27/02/2019 - 20:00
O Ministério Público Federal (MPF) inaugurou nesta quarta-feira (27) prédio próprio da instituição em Santarém, Oeste do Pará. A nova sede fica localizada na avenida Marechal Castelo Branco, nº 915, esquina com a travessa Turiano Meira, no bairro da Interventoria.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada e diversas autoridades públicas, entre elas o Secretário Regional de Governo.
“A presença do Ministério Público Federal em Santarém e região é muito grande, e o novo prédio conta com acessibilidade, o que contribui bastante para melhoria do atendimento ao público, e o papel do MPF é fundamental na sociedade. E quero em nome do Estado do Pará ,agradecer o trabalho que vem sendo desenvolvido" - Afirmou Henderson Pinto.
O Procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará, Alan Rogério Mansur, ressaltou a importância do órgão, que tem atuação em vários municípios.
“O MPF em Santarém atua nos municípios sob jurisdição da unidade da Justiça Federal no município , são eles: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Gurupá, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Uruará). Ao MPF compete assegurar e defender os direitos dos cidadãos, a ordem jurídica, sugerir melhorias de serviços públicos e atualmente uma bandeira muito levantada pela instituição é o combate a corrupção.”
Também está sediada no prédio do MPF em Santarém a unidade da instituição que atua nos municípios sob jurisdição da Justiça Federal em Itaituba (Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão, e o distrito de Castelo dos Sonhos, do município de Altamira).
Deslocamento - Para chegar à nova sede do MPF por ônibus, basta tomar qualquer um das linhas que percorrem a travessa Turiano Meira (sentido centro-bairro). Outras opções são os ônibus que percorrem a avenida Curuá-Una (sentido bairro-centro), tendo em vista que o prédio fica no perímetro da avenida Marechal Castelo Branco entre a travessa Turiano Meira e a avenida Curuá-Una.